Seja o tipo de mulher que, quando seus pés tocam o chão a cada manhã, o Diabo fala "Oh droga, ela acordou!"

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Forgiveness is more than say you're sorry (8)

Minhas amiguinhas voltaram a aparecer por aqui! haha
Já estava me sentindo sozinha, poxa...
Mas elas prometeram não fazer mais isso comigo, vocês estão de prova!

Anyway, não estou aqui hoje para falar sobre solidão. Sobre isso falei na história da Maria, aliás super obrigada a todo mundo que leu! :D
O assunto hoje é perdão (momento Dan Scott agora(?)).
A inspiração para este post surgiu enquanto respondia a uma pergunta em meu formspring:
"Tem vontade de voltar a falar com alguém? Pedir desculpas e /ou ser desculpado?"
O autor, surpresa, surpresa!, é anônimo. Mas isso não faz diferença, porque não é essa a questão aqui.
Como diz o título, "Perdão é mais do que dizer que você sente muito". Essa frase, na verdade, é o primeiro verso de uma música de Samantha James, personagem de Anna Faris no filme Apenas Amigos. E eu concordo absolutamente. Perdão exige, de quem pede, primeira e obviamente, arrependimento. Arrependimento sincero. E, de quem perdoa, a rara capacidade de deixar o passado para trás. Assim como eu respondi ao tal anônimo, perdoar é até fácil. Depois de um tempo, toda aquela raiva e mágoa acabam diminuindo e, às vezes, desaparecem por completo. Mas esquecer é impossível. Embora nossa memória tenha uma incrível capacidade de nos fazer lembrar apenas do que queremos, algumas feridas são tão profundas que jamais desaparecem. No entanto, essas cicatrizes supostamente nos deixam mais fortes, e não devem ser empecilho para o perdão.
O que eu encaro como hipocrisia é dizer que perdoou e continuar trazendo à tona, todo o tempo, a lembrança dos erros passados. Não é saudável para quem errou, nem para quem 'perdoou', e impede que se reconstrua um relacionamento sólido novamente. Alguém disse, alguma vez, que "Perdoar é lembrar sem mágoa", e é nisso que eu acredito. O verdadeiro perdão está baseado não no fato de esquecer que a pessoa errou, mas em acreditar que aquele erro não a torna uma pessoa ruim.
Como diria o (grande!) Charles Chaplin: "Quem faz uma vez, não faz duas necessariamente, mas quem faz dez, com certeza faz onze".
Você sabe o que dizem sobre erros, não é?
Erra é humano. Persistir no erro é burrice.
Acredito que isso valha também para o perdão.
Perdoar é divino. Continuar perdoando o mesmo erro, da mesma pessoa, é burrice.
Encaremos um fato da vida: existem pessoas que não querem aprender, crescer ou melhorar.
Não importa quantas chances você lhes dê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário