Seja o tipo de mulher que, quando seus pés tocam o chão a cada manhã, o Diabo fala "Oh droga, ela acordou!"

sábado, 13 de março de 2010

Quanto vale um 'eu te amo'?

Sei que parece uma pergunta estranha, mas quanto vale um 'eu te amo', pra você?
Foi sempre assim ou é mais uma novidade do século XXI as pessoas saírem dizendo quem amam umas às outras, assim, instantaneamente? Quer dizer, tá legal, Renato Russo nos disse para "amar as pessoas como se não houvesse amanhã", mas não acho que era a intenção dele propagar a vulgarização desse verbo. Assim como todo cristão sabe que deve amar "o próximo como a ti mesmo", mas não é desse amor fraternal por todos os seres humanos que estamos falando aqui, ok?
Exemplo: duas pessoas se conhecem, conversam, dão risada, percebem várias coisas em comum e/ou discutem de maneira saudável sobre as coisas que discordam, cria-se uma afinidade.
Mas isso não é motivo para deixarem depoimentos um para o outro com declarações de amor eterno!
O amor, assim como a confiança, é um sentimento delicado, que precisa ser cultivado lentamente para se enraizar. E eu não estou falando aqui apenas de amor romântico, aquele de um homem por uma mulher e vice-versa. Amor entre amigos, também!

Todo mundo adora falar que o amor verdadeiro nunca morre.
Mas, calma aí, quer dizer então que existem amores mentirosos?!
Não, não existem. Existem sentimentos, como paixão, que são comumente confundidos com amor. E existem as pessoas que amam e 'desamam' todo mundo o tempo todo, mas isso é absurdo e acho que não preciso nem comentar.
Paixão acaba, amor não.
"É sempre amor, mesmo que mude", canta o meu adorado Bidê ou Balde.
E é nisso que acredito.
Talvez a distância, o tempo e as circunstâncias modifiquem um amor, transformem-no em saudade e o deixem guardado em algum cantinho escondido do coração, mas matá-lo, jamais.

Tendo isso em mente, eu pergunto de novo: quanto vale um 'eu te amo'?
Apesar de saber que atitudes são, muitas vezes, mais importantes que palavras, eu costumava dizer sempre que podia o quanto eu amava as pessoas que eu amava: em scraps, mensagens, e-mails, depoimentos, ao fim de uma conversa no msn etc etc etc.
Até que eu me afastei da pessoa que eu amo há mais tempo (literalmente, desde que nasci), e por mais que eu continuasse amando, eu não conseguia mais dizer isso a ela. Consequentemente, perdi o costume de dizer também às outras pessoas. Claro que, em determinadas situações, eu ainda digo a quem eu amo que eu os amo, mas dizer a alguém 'novo' se tornou tão difícil...
Hoje eu vi uma foto minha no orkut de um amigo com a legenda "amo vcs". Eu o conheço há pouco tempo, mas sei que ele não falou da boca pra fora, porque já demonstrou um grande carinho e uma consideração imensa por mim. E eu também gosto muitíssimo ele, e queria comentar na foto "também amo você!", mas não consigo. Pareceria tão... fácil (?) se eu dissesse assim, simplesmente.
Tá, pode ser bobagem minha (não mandei lerem o que eu escrevo aqui, só tem bobagem! xP), mas eu não consigo.

Há algumas semanas, eu estava conversando com um amigo, e ele estava se desculpando por umas coisas e agradecendo por outras (muito embora eu é que devesse agradecê-lo, mas enfim...), tava uma conversa super profunda e emotiva e coisa e tal, e tal e coisa. Depois do típico abraço de fim de conversa sentimental (ah, eu adoro os abraços dele! hihihi), ele me falou "eu amo você".
Ele nunca tinha me dito isso.
E ele definitivamente não é o tipo de pessoa que diz isso pra qualquer um.
Minha reação?
Abracei ele.
Tá, não é legal não dizer "eu amo você também", mas poxa, eu ainda estava em estado de choque! Eu não esperava aquilo! Ele provavelmente não faz ideia do quanto foi importante pra mim ouvir isso dele...
Mas, no fim da noite, eu disse que amava ele e que ele era o meu melhor amigo.
E me senti muito bem dizendo isso, porque é verdade.

Não sei quanto a vocês, mas pra mim esse 'eu te amo' vale tudo.



ps: Mih, Kah e Mihmorena, eu AMO vocês.

Um comentário:

  1. Eu tb te amo mt mana, ainda posso chamá-la assim? ^^ Sumi, mas sempre q consigo entro aqui pra ler pelo menos sobre vcs =)

    ResponderExcluir